Publicações

Literatura

RESENHA DO LIVRO “O Mito da Interiorização através de Brasília”: obra publicada em 1995, com 115 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: O livro analisa o discurso político construído como justificativa para a transferência da Capital desde 1840 até 1960. Valor do livro: indisponível (edição esgotada, só há reserva técnica). Distribuição: só há reserva técnica. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

 

RESENHA DO LIVRO “Formoso de Minas no final do século XX: 130 Anos!”: obra publicada em 2002, com 645 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: história, geografia, cultura e outros temas sobre Formoso, município do Noroeste de Minas, localizado a 350 Km de Brasília.  Relata 95% de tudo o que aconteceu em Formoso entre 1736 e 2001. Valor do livro: 50,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

 

RESENHA DO LIVRO “Celebração de um Momento Único”: obra publicada em 2003, com 78 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo:  breve genealogia da família Mendes em Formoso-MG com seus antecedentes históricos desde o Brasil-Colônia, além de poemas e um Breve Histórico sobre o município de Formoso.  Valor do livro: indisponível. Distribuição: edição esgotada, só há reserva técnica. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Ideias para um novo Projeto de Cidade em Formoso de Minas”: obra publicada em 2007, com 341 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: problemas ambientais (água, esgoto, solo urbano, solo rural, lixo) de Formoso, município do Noroeste de Minas, localizado a 350 Km de Brasília. A obra é resultado de pesquisa científica feita no curso de pós-graduação GESTÃO AMBIENTAL EM CIDADES, na Universidade Católica de Brasília (2004/2006). Nesse livro, o autor vai além de analisar a problemática ambiental neste município onde está localizado o PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS; ele aponta soluções factíveis de curto, médio e longo prazos para se priorizar e materializar a sustentabilidade de Formoso. Valor do livro: 30,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “O Menino da Capuava”: obra publicada em 2007, com 55 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: coletânea de poemas líricos e com enfoque político e social. Valor do livro: 15,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Eco-história Local: Formoso em Sala de Aula”: obra publicada em 2007, com 218 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: livro didático que focaliza, objetivamente, a história, geografia, cultura e outros temas sobre Formoso, município do Noroeste de Minas, localizado a 350 Km de Brasília; é utilizado em sala de aula no referido município. Valor do livro: 30,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “FuXiko na Tribuna”: obra publicada em 2008, com 97 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: coletânea de palestras e discursos proferidos pelo autor, todos sobre a temática Cultura/Patrimônio Cultural em Formoso-MG. Valor do livro: 15,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “O Centenário de Guimarães Rosa”: obra publicada em 2008, com 64 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: coletânea de ensaios que interpreta a obra de Guimarães Rosa em seu centenário de nascimento com base na releitura da base teórico-conceitual do filósofo Walter Benjamin. Valor do livro: indisponível. Distribuição: edição esgotada. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Formoso conta a história de seus imigrantes”: obra publicada em 2010, com 136 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: antologia de textos em prosa e verso incluindo redações de alunos e uma artigo do escritor Xiko Mendes, ambos com enfoque sobre a imigração sulista-gaúcha em Formoso, município do Noroeste de Minas, localizado a 350 Km de Brasília. Valor do livro: 15,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Sonhos, Silêncio e Saudades  em Minha Viagem ao Fundo do Lago Formoso”: obra publicada em 2012, com 152 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: coletânea de poemas. Valor do livro: 30,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Pedra Fundamental: o Marco Zero da Capital”: obra publicada em 2012, com 170 páginas. Coautoria: Xiko Mendes, Robson Eleutério e outros historiadores. Conteúdo: relatos históricos inéditos sobre a repercussão da mudança da capital e a preexistência do território do Distrito Federal antes da inauguração de Brasília. Valor do livro: indisponível. Distribuição: edição esgotada, só há reserva técnica. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Sorrisos de Medusa transformam Sonhos em Pedras”: obra publicada em 2013, com 64 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: coletânea de poemas políticos que trazem reflexões sobre a politicalha brasileira no interior do Brasil. Valor do livro: 15,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Guia Cultural e Eco-turístico do Entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas”: obra publicada em 2013, com 100 páginas, 90% colorido em tamanho grande. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: textos e fotos com enfoque na relação turismo-hsitória (paisagens belíssimas) incluindo os quatro municípios (Arinos, Cocos, Chapada Gaúcha e Formoso), que possuem terras dentro do PARQUE NACIONAL GRANDE SERTÃO VEREDAS.  Valor do livro: 50,00 (sem incluir a tarifa postal). Distribuição: o próprio autor. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

RESENHA DO LIVRO “Hipocrene: Vozes e Vivências Escola-Comunidade”: obra publicada em 2016, com 96 páginas. Autoria: Xiko Mendes. Conteúdo: Poemas e cartas de alunos de uma escola pública de ensino médio de Planaltina, em Brasília, dirigidas aos menores da unidade de internação local. Nessas cartas há reflexões importantes sobre a condição do menor que comete crimes em Brasília. Valor do livro: indisponível. Distribuição: edição esgotada, só há reserva técnica. Essa Divulgação visa celebrar os 50 anos de nascimento do escritor XIKO MENDES, em 2018, e os seus 30 Anos como Pesquisador profissional tendo como atuação e objetos de estudo: o Noroeste de Minas (Bacia do rio Urucuia), o Extremo Oeste Baiano (interface das bacias Corrente/Formoso), o Nordeste Goiano (Bacia do rio Paranã) e Brasília (interface das bacias Rio Preto/Rio Maranhão e Rio São Bartolomeu).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar