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APLAC FARÁ EM 2019 O PROJETO SARAU LABUTA EM 18 ESCOLAS, MAIS IFB E UNB EM PLANALTINA-DF COM PATROCÍNIO DO FAC – FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL.

TRECHO INICIAL 


DO PROJETO SARAU LABUTA


Entidade proponente: APLAC.
Agente financiador: FAC – FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL/SECRETARIA DE CULTURAL DO DISTRITO FEDERAL
 O projeto Sarau LABUTA (Loquazes Argonautas: Brasília Unida em Transe Artístico) é uma proposta de atividade cultural que dá sequência ao antigo sarau “Encontro Artístico-Cultural – Música e Poesia” (confira no Portfólio) que a APLAC começou a realizar uma vez por ano em dezembro, desde 2006, num total de nove edições até agosto de 2017 (interrompido no interstício 2013-2016 por falta de recursos). O presente projeto busca realizar esses saraus como atividade cultural, em consonância com o artigo 235 § 2º da Lei Orgânica do Distrito Federal, que tornou obrigatório o ensino de Literatura Brasiliense na Educação Básica.
Será dada ênfase em textos e autores cujas narrativas ou releituras trazem como referencial os valores culturais do território do Distrito Federal, antes e depois da inauguração de Brasília em 1960. Exemplos: autores do período entre o século XIX e primeira metade do século XX com abordagens sobre a identidade goiana e colonial na preexistência de Brasília, resgatando e valorizando o patrimônio imaterial da região Quadrilátero Cruls), assim como autores que trazem enfoques sobre a nova capital e o impacto de sua modernidade no desenvolvimento sociocultural do Centro-oeste e do interior brasileiro.
A Política Nacional do Livro (Lei federal 10.753 de 30/10/2003) determina:
“Art. 13. Cabe ao Poder Executivo criar e executar projetos de acesso ao livro e incentivo à leitura, ampliar os já existentes e implementar, isoladamente ou em parcerias públicas ou privadas, as seguintes ações em âmbito nacional:
I – Criar parcerias, públicas ou privadas, para o desenvolvimento de programas de incentivo à leitura, com a participação de entidades públicas e privadas;
II – Estimular a criação e execução de projetos voltados para o estímulo e a consolidação do hábito de leitura, mediante:
a) revisão e ampliação do processo de alfabetização e leitura de textos de literatura nas escolas;
b) introdução da hora de leitura diária nas escolas;
c) exigência pelos sistemas de ensino, para efeito de autorização de escolas, de acervo mínimo de livros para as bibliotecas escolares; III – (…)”.
O Sarau LABUTA traz como foco a valorização da Literatura, priorizando autores brasileiros e especificamente aqueles que residam no Distrito Federal/RIDE-DF (criada pela Lei Complementar 94/98), com ênfase na valorização da leitura e do livro como instrumentos mediadores da democratização do acesso ao conhecimento e incentivo à produção de textos junto às (e para as) comunidades escolares e acadêmicas (estudantes, pais, professores…), localizadas na Região Administrativa de Planaltina. Será realizado por meio de apresentações culturais (recitais poéticos com música e declamação/leitura de textos, Contação de história, teatralização de trechos de obras, com autores que falam sobre Brasília e Entorno, entre outras), incluindo mais de uma linguagem artística,  abordando temáticas diversificadas (gêneros literários/textuais diferentes; exemplos: poema/poesia, cordel, trechos de contos e crônicas, etc), e contemplará tanto a Educação Básica em todas as modalidades (ensino fundamental I e II, Ensino Médio Regular/EJA, Ensino Técnico) quanto o Ensino Superior (Campus da UnB/Fup e IFB), tendo como um dos seus fundamentos o Repassar do Saber Cultural e ressaltando e valorizando a formação e divisão da Identidade Cultural do DF.
As 21 edições do sarau serão realizadas nas unidades de ensino em períodos letivos entre março e novembro de 2018 (exceto julho) com o último sarau sendo realizado em dezembro como encerramento do projeto e nele serão reapresentados os momentos antológicos das edições anteriores.
A LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL afirma, em seu artigo 226, que “O Poder Público deverá assegurar, na rede pública de ensino, atividades e manifestações culturais integradas”.
  A proposta de execução desse projeto visa integrar o sarau poético como atividade cultural, indispensável na formação do Corpo Discente das instituições públicas de ensino básico e superior. Tem foco na leitura e no livro como instrumentos fundamentais na promoção da cidadania cultural por meio da difusão visual e sonora de obras, presença e valorização de autores, inclusive os da Literatura Brasiliense.
Justificativa: (…).

1.      Relevância e pertinência temática do projeto:
O presente projeto se propõe a contribuir com a formação  cultural literária, pois a mesma é pouco difundida na comunidade estudantil. Visa  difundir o conhecimento e a valorização dos escritores  e aprendizes  num momento em que outras formas de linguagem (audiovisual/Internet) diminuem entre os jovens o fluxo de leitura de livros. Vislumbramos, com a realização desses saraus, fazer com que apresentações culturais dessa natureza em escolas e universidades públicas se tornem, mais que um hábito, uma necessidade prazerosa, estimulando o gosto pela leitura e despertando a formação de plateias.  E que as práticas de leitura sejam incorporadas ao próprio fazer cultural dentro das unidades de ensino.
Já entre os gregos antigos, Paideia era um conceito que buscava conciliar, a um só tempo, Educação e Cultura. No Brasil a Cultura é dissociada do ato de ensinar, limitando-se tão somente a reproduzir conteúdos sem a sensibilização cultural para a melhor retenção deles de forma lúdica. A realização de saraus em unidades de ensino é uma proposta cultural pedagógica que se inspira na tradição que vem dos aedos e rapsodos gregos ou dos menestréis da Idade Média. O nosso projeto busca incentivar ações desse tipo, inclusive porque nos anos seguintes manifestamos o desejo de seguir com esses saraus em Planaltina. Queremos sensibilizar a comunidade, alunos, e profissionais da Educação (professores, gestores) a entender projetos culturais como parte importante do projeto político-pedagógico e na formação integrada dos educandos, promovendo dessa forma o acesso à cultura.
2.      Motivo da realização deste projeto:
3.       (….).
Desde sua fundação há 19 anos a APLAC realiza apresentações culturais a convite das escolas de Planaltina. Entendemos que os SARAUS são uma estratégia audiovisual muito mais rápida para atingir nosso objetivo em transformar o livro, a leitura e os autores como instrumentos difusores da promoção do conhecimento para além das quatro paredes da sala de aula em si. Como entidade da Sociedade Civil, queremos que a Política Nacional do Livro (Lei federal 10.753 de 30/10/2003) se materialize na vida dos nossos estudantes conforme está inscrito nessa lei no dispositivo que segue:     
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional do Livro, mediante as seguintes diretrizes:
                II – O livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento (…);
4.      Diferenciais da proposta:
O ineditismo dessa ação cultural proposta se materializa na forma como será desenvolvida e ofertada à comunidade escolar e acadêmica.

Outro diferencial está na curadoria literária, que irá selecionar obras e autores que remetam à consciência de pertencimento na formação da identidade cultural de Planaltina como principal matriz cultural de Brasília. Na seleção curatorial priorizaremos os autores que trazem esse enfoque. Essa seleção será feita a partir de uma LISTA AMPLA DE AUTORES da qual farte parte, entre outros: Adilrson Vasconcelos, Ernesto Silva, Paulo Bertram, Gabriel Gondim, Bernardo Guimares, Bernando Elis, Bariani Ortêncio, Olímpio jacyntho , Gelmires Reis, José de Mello Álvares, A.Braga Horta,  Paulo Siqueira, Muna Youssef, Antonio Vitor, Isabel Cavalcante, Eduardo Durães, Donizete Pitallurg, José Humberto Brotas, Wilson Osmar, Marcos Alagoas.

4.Contribuições e Benefícios Culturais para Planaltina-DF e para o público-alvo:
Popularização da leitura com foco em autores que tratam do território brasiliense e entorno;
Ênfase na regionalidade como fator determinante na formação identitaria do cidadão Planaltinense e brasiliense;
Valorização dos autores e artistas locais e regionais;
Disseminação da cultura literária junto ao público jovem;
Materialização da proposta de estudo e conhecimento da literatura brasiliense nas unidades de ensino;
Formação de plateia.
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