Publicações
Roma – BSB
A Revista ORPHEU Mestre d’Armas de Brasília – ROMA-BSB, propriedade da APLAC, é apenas um projeto constante do nosso regimento interno e há previsão de a mesma circular em versão eletrônica nos próximos dois anos, inclusive com registro internacional (ISSN). Ela é inspirada numa revista editada em 1915 por Fernando Pessoa – Patrono Institucional da APLAC.
De acordo com dispositivos de nosso Regimento Interno, o RIMA-DF é parte do Projeto BIBLIONDAS!!
O BIBLIONDAS é um projeto da APLAC destinado a organizar-se como Observatório de Releituras da Diversidade Cultural e Ancestralidade de Saberes no Norte do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), buscando a valorização/democratização do acesso ao livro e à leitura, a difusão cultural e educativa em Mídias Sociais (Educomunicação Comunitária) e a realização de ações itinerantes que tenham contato e efeito direto com a população (opinião pública em comunidades locais).
O Regimento Interno da APLAC prevê como LINHA EDITORIAL do Microprojeto ROMA-BSB:
- – A valorização do Patrimônio Histórico-cultural e Socioambiental do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF);
- – A Diversidade das Expressões Culturais (Artes, Letras, Ciências, Outros Fazeres e Saberes Locais);
- – A Sustentabilidade do Desenvolvimento Local e Regional Integrado, Comunitário, Inclusivo e Democrático;
- – Assuntos que gerem Repercussão Cultural relevante para o Macroterritório Mestre d’Armas-DF Norte;
- – A análise crítica das Políticas Públicas Culturais, contextualizada em sua interface com a Educação Básica;
- – Diálogo de Saberes (segundo conceito de Enrique Leff), conciliando a valorização simultânea do Binômio Epistemológico Erudito X Popular ou Tradicional;
- – A contextualização de temas que possam ser abordados em sala de aula visando contribuir com o debate sobre problemas contemporâneos que dinamizem novas práticas de ensino;
- – Outras abordagens pautadas pelo Conselho Editorial (instituído pela Diretoria desta Entidade), que deve funcionar com independência (autonomia intelectual sem censura prévia) e transparência/isenção nos enfoques;