Memória

Morre Pedro Mendes da Luz

Nota de Falecimento

  1. APLAC nº: 48/2019.

CIRCULAR AOS 27 ASSOCIADOS DA APLAC E À COMUNIDADE CULTURAL E SOCIEDADE BRASILIENSE

BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL.

 

NOTA DE FALECIMENTO DO DR. PEDRO MENDES, PRESIDENTE DE HONRA DA APLAC (ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS)

 

Vimos, com muito pesar, COMUNICAR O FALECIMENTO DO ADVOGADO, PAI DE FAMÍLIA, EX-EDITOR DE JORNAL e EX-ADMINISTRADOR DE PLANALTINA-DF, Dr. PEDRO MENDES DA LUZ.

Em nome dos NOSSOS/as ASSOCIADOS/as, prestamos nossa SOLIDARIEDADE AOS FAMILIARES E QUE AS NOSSAS CONDOLÊNCIAS NESTE MOMENTO DE DOR sejam também a prova do nosso RECONHECIMENTO PÚBLICO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS POR DR. PEDRO MENDES, FUNDADOR E PRESIDENTE DE HONRA DA APLAC – ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS em dezembro de 1998.

Dr. Pedro Mendes sempre foi um entusiasta dos mais elevados e profundos valores humanistas.  Maranhense da região de Carolina, ele migrou ainda muito jovem para Goiás, tornando-se ativista político neste estado e enfrentando toda sorte de dificuldades para se firmar como profissional. Dirigente de movimento estudantil ainda no curso de Direito em Goiânia, concluiu seu bacharelado em Brasília no começo dos anos 1970 e fez de Planaltina, velho município goiano e que fora anexado ao território do Distrito Federal, como sua cidade adotiva.

Em Planaltina foi um dos primeiros advogados dessa cidade e, como OPERADOR DO DIREITO, se notabilizou por defender as CAUSAS que boa parte dos seus colegas de OAB abdicava delas pelo fato de o cliente não ter condições financeiras de arcar com os Honorários Advocatícios.

Humanista convicto e ardoroso defensor do Estado Democrático de Direito, Dr. PEDRO MENDES ADVOGOU DE GRAÇA ou cobrando bem abaixo do preço por centenas de vezes e por mais de quarenta anos de advocacia. Assim, DR. PEDRO MENDES deu oportunidade a dezenas de seus clientes para que os DIREITOS deles E A DEFESA nos fóruns do Poder Judiciário deixassem de ser uma utopia na letra fria da LEGISLAÇÃO e se materializassem como garantias constitucionais efetivas e indelegáveis para o exercício pleno da cidadania em nosso país.

Como ATIVISTA POLÍTICO COMUNITÁRIO, DR. PEDRO MENDES se notabilizou primeiro atuando como um dos fundadores e diretores do DIRETÓRIO ACADÊMICO DO CURSO DE DIREITO NA UDF no início dos anos 1970. Em seguida, foi um dos FUNDADORES DA ACIF – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE PLANALTINA-DF no final daquela década.

Com o fim da Ditadura Militar em 1985, DR. PEDRO MENDES integrou a equipe de gestores do GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL sendo nomeado pelo governador e intelectual JOSÉ APARECIDO DE OLIVEIRA para tornar-se ADMINISTRADOR REGIONAL DE PLANALTINA. Entre outros feitos, Dr. PEDRO MENDES foi co-partícipe ativo do PROJETO DE INFRAESTRUTURA NO MORRO DA CAPELINHA, local onde desde a década de 1940, ocorrem as celebrações e romarias da VIA SACRA DE PLANALTINA, evento que nas últimas décadas concentra mais de cem mil pessoas.

COMO ATIVISTA CULTURAL, além do apoio dado à estruturação física do espaço da VIA SACRA, DR. PEDRO MENDES fundou O MESTRE D’ARMAS – JORNAL DE PLANALTINA, em 1978, e financiou com verbas do próprio bolso e por quase de 40 anos, a circulação desse meio de comunicação de base comunitária por meio do qual PLANALTINA e seus acontecimentos eram relatados e documentados.

Sua atuação na CULTURA se consolidou em dezembro de 1998 quando liderou um grupo de várias personalidades e INTELECTUAIS integrando uma COMISSÃO COMPOSTA POR ELE, DR. PEDRO MENDES, e PELOS PROFESSORES FRANCIS PAULA (Xico), MÁRIO CASTRO E XIKO MENDES, que protagonizou a criação da APL – ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS, hoje APLAC.

MARANHENSE conterrâneo de escritores famosos como GONÇALVES DIAS, HUMBERTO CAMPOS e MARIA FIRMINA DOS REIS (primeira mulher e primeira negra escritora brasileira no século XIX), DR. PEDRO MENDES se despede desse mundo material e ele, que sempre fora um ESPIRITUALISTA CRISTÃO e sempre cuidando dos mais humildes, agora se adentra aos páramos celestiais para celebrar, com Deus, a grandeza da vida como testemunha de que nossa existência não se prende à arrogância nem à prepotência nem à vaidade – como é comum em boa parte dos seres humanos – mas que a VIDA, um caminhar constante entre as adversidades do mundo, é o TESTAMENTO DA GRANDEZA DO HOMEM quando nos dedicamos, com amor, solidariedade, simplicidade, firmeza de convicções e caráter, a AJUDAR TODOS OS HUMANOS com os quais convivemos ou vimos pela primeira vez. Assim viveu DR. PEDRO MENDES sempre ajudando quem dele precisasse. É essa a maior lembrança que teremos dele porque assim foi a TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, FAMILIAR E EXISTENCIAL DO DR. PEDRO MENDES.

Por fim, esperamos que este breve REGISTRO BIOGRÁFICO sirva como prova de nosso afeto e eterna GRATIDÃO pela valiosa contribuição dada por DR. PEDRO MENDES à Sociedade Brasiliense, mas em especial, ressaltaremos sempre o COMPROMISSO PESSOAL E PROFISSIONAL dele com Planaltina e com nossa APLAC – ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS.

 

Atenciosamente,

 

 

ESCRITOR E PROF. XIKO MENDES

DIRETORIA EXECUTIVA DA APLAC (7ª Gestão: 2017/2019)

ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Fechar